Perdição

O ônibus arrastava-nos pela avenida quente. Os passageiros, inchados pelo calor, balançavam-se com as arrancadas do motorista. Ombros úmidos cutucavam-me; alguém respirava devagar na minha nuca. Maldito prazer forçado.

Do alto do colo de uma mãe, a criança observava, inquieta. No meio de uma horda apertada de passageiros, ela me achou, me chamou. Sem sobressalto, senti a carícia de seus olhos. Ela estava ruborizada, com os cabelos umedecidos a grudarem pelo pescoço. Havia um sorriso perdido em sua expressão; não sei se estava os olhos, tão vivos, ou nas bochechas, aprofundando covinhas alegres.

A menina era morena, cheia dos traços arredondados que os bombons e as balas furtivas a conferiram. Enlaçou os olhos nos meus e eu não tive coragem de desatar este laço. Era a criança morena que eu, criança branca, fui. Abraçada ao rosto magro da mãe, tentava esconder o seu coração de mim. Logo eu, espírito que já desenterrou inúmeros corações de peitos áridos. Achei-o facilmente. Pulsava rápido sob o vestidinho de rendas desfeitas. Após se entregar sem derrota, tratou de procurar, com mãozinhas geladas, a minha pulsação. Não sei o que ela encontrou em mim; mas fiquei com medo que descobrisse a menina rebelde que eu fui. Estremeci ao pensar que ela poderia se machucar com os pedaços do meu coração, tantas vezes quebrado e sacrificado. E renascido.

Rezei, como réu no julgamento, para que ela só encontrasse o lado bom de mim. Para que não encontrasse minhas pegadas até a beirada do abismo. Para que não encontrasse minha gaveta de segredos. Por que não rasguei meus diários antes de sair de casa? O meu ponto de descida estava próximo e a nossa despedida foi rápida – um sorriso oculto, um enternecer de olhos, um abraço de espíritos. Saltei do ônibus para a calçada fervente e senti-me alisada por olhinhos leves. Respirei aliviada. Havia sido absolvida.

1 comentário

Arquivado em Repórter distraída

Uma resposta para “Perdição

  1. Emocionante Van. Emocionante!

Deixe um comentário

